Barba Ruiva: conheça a cerveja artesanal da serra capixaba

Por 14:36

Localizada em Domingos Martins, a cervejaria Barba Ruiva é uma boa opção para se aquecer antes de curtir as atrações do 23º Festival de Inverno. Saiba mais!

Nesta sexta-feira (22), o município de Domingos Martins vai ficar agitado com o início do 23º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular. O evento contará com mais de 100 atrações distribuídas em diferentes pontos da cidade. Para saber mais, acesse aqui a matéria que o Sou ES preparou.

E quem quiser se aventurar pela cidade nesses dias terá a chance de conhecer um pouco mais sobre o ramo cervejeiro das Montanhas Capixabas na Cervejaria Barba Ruiva. Localizada na rodovia João Ricardo Schorling, a Barba Ruiva, além de cervejaria, é também um bar e oferece ao todo sete estilos de cervejas artesanais: Pilsen, Weiss, Red Ale, Stout, American Ipa e as sazonais Fruit Bier e Belgian Imperial Black Ipa.

O cardápio, assinado pelo chef Ari Cardoso, conta ainda com diversas opções de petiscos. Entre os pratos de destaque estão a Especial Ribs (costela recheada com queijo provolone), a Carne Seca Nordestina (desfiada), os Cubos de Filé Mignon ao Gorgonzola (servido em cestinha de trigo), os Cogumelos Paris Recheados e os Dadinhos de Tapioca Recheados com Queijo Coalho.

“A Barba Ruiva é uma cervejaria eminentemente turística. Nosso modelo de negócio se baseou no potencial turístico de Domingos Martins. Hoje somos uma opção de entretenimento noturno na cidade, com bandas de rock, blues, jazz e pop rock em um ambiente mais despojado, com uma pegada underground, o que não existia na cidade”, explica Daniel Buaiz, idealizador da cervejaria.
Ele conta que decidiu apostar no ramo cervejeiro com o objetivo de se desligar do serviço público – onde trabalhava há mais de dez anos. O empresário começou a produzir cervejas artesanais em 2013 para vender em um restaurante que comandava na época em Domingos Martins.

“A cerveja foi ficando conhecida nos eventos da cidade e nos pubs de Vitória, criando-se uma demanda reprimida. A fim de suprir essa demanda, resolvemos aumentar a produção e investir numa fábrica maior com o brewpub, inaugurado em março deste ano. Antes disso, a cerveja era produzida no meu sítio, sendo 2 mil litros por mês. Agora aumentamos para 8 mil litros por mês e já está sendo insuficiente. Adquirimos mais um fermentador de 2 mil litros e iremos para 10 mil por mês”, explica.

O processo de produção das cervejas é totalmente artesanal, portanto, nele, são utilizados insumos de primeira linha, sem adição de cereais não maltados. De acordo com Daniel, as cervejas artesanais são fermentadas e maturadas por um tempo maior do que as comerciais e não são filtradas. “O volume de produção em pequena escala permite ainda um cuidado e zelo maior por cada cerveja que está sendo feita. Hoje toda a produção é feita no segundo piso da cervejaria”, diz.

Contudo, Daniel explica ainda que atuar no ramo cervejeiro requer muita dedicação e, além disso, o investimento com produção e operacional é muito alto. “Hoje, eu me minha sócia, minha esposa, trabalhamos mais de 15 horas por dia e ainda sonhamos com a cervejaria à noite (risos). É impossível desligar. Ainda somos sócios de mais dois restaurantes, o Empório Flor de Liz e o Caminho do Imigrante, ambos na Rua de Lazer. E também temos dois filhos pequenos, um menino de 1 ano e meio e uma menina de 5 anos. Ou seja, loucura total! Mas quando se trabalha com o que mais ama na vida, num ambiente descontraído e com uma equipe competente e bem entrosada, todas as dificuldades são superadas, ainda mais quando todo esse trabalho é reconhecido”, afirma.

Cervejaria Barba Ruiva
A cervejaria e pub Barba Ruiva fica localizada na rodovia João Ricardo Schorling, S/N, Km 01, em Domingos Martins. O local funciona às sextas-feiras, das 18h às 00h; aos sábados e feriados, das 11h às 00h; e aos domingos das 11h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (27) 3268 1223 ou acesse a página da Barba Ruiva no Facebook clicando aqui.

Festival de Inverno
O 23º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins será realizado de 22 a 31 de julho e contará com uma série de atrações musicais e oficinas. Confira a programação completa, acessando aqui a Agenda Sou ES.

0 comentários