Lenine faz show gratuito na abertura do Sesc Glória

Por 13:44

O músico apresenta a turnê “Chão” no próximo domingo (28), às 21h30, no Centro Cultural Sesc Glória. Os ingressos deverão ser retirados, a partir das 15h, na bilheteria do espaço

Após percorrer mais de 70 cidades brasileiras e vários países ao redor do mundo, a turnê “Chão”, do músico e compositor Lenine, retorna à Vitória para um show gratuito no teatro do Centro Cultural Sesc Glória. O show acontece no próximo domingo (28), a partir das 21h30. Serão disponibilizados 600 ingressos que devem ser retirados no mesmo dia da apresentação, a partir das 15h, na bilheteira do Centro Cultural. É importante lembrar que cada pessoa poderá retirar apenas um par de ingressos.

“Depois de passar pela América Latina, Estados Unidos e Europa, ‘Chão’ está rodando o Brasil para se despedir do público nas principais cidades – e, talvez, se transforme num formato sinfônico. Mas continuo fazendo, eventualmente, shows com a banda tradicional, os formatos mudam com os projetos... E isso é o melhor de tudo!”, afirma o músico. “Chão” é o décimo disco de estúdio de Lenine e foi produzido em parceria com seu filho, Bruno Giorgi.

O disco explora uma arquitetura sonora que inclui diversos ruídos no chão e sons da natureza, bem como barulhos do cotidiano. E tudo isso é, também, explorado durante a apresentação da turnê. Com direção de arte de Paulo Pederneiras e direção musical do próprio Lenine, ao lado de Bruno Giorgi e JR Tostoi, o show tem em cena os três músicos em um espaço repleto de instrumentos e equipamentos eletrônicos responsáveis por reproduzir os ruídos orgânicos que permeiam nove das dez faixas do disco.

Fortemente influenciado pelo disco “Clube da Equina”, de Milton Nascimento, Lenine hoje já fez diversas parcerias com outros cantores e investe uma dedicação especial na composição das músicas. “O primeiro passo é o desejo de fazer, depois é perseguir a beleza! Compor também é assim, sem regras pré-estabelecidas. Depende do parceiro, de quem vai cantar, qual o destino da canção, tudo isso define a mecânica da criação. O exercício da composição é minha real profissão e bem mais de 50% do que produzo são pra outros interpretes e veículos”, conta Lenine.
 
No Brasil e no mundo
Em 2013, devido à celebração do trigésimo ano de sua carreira, foram realizados diferentes projetos especiais, entre reedições de shows e outros espetáculos. Lenine nasceu na cidade de Recife, em Pernambuco, mas se mudou para o Rio de Janeiro no final dos anos 70, antes mesmo de lançar seu primeiro álbum. Hoje, com uma longa estrada no cenário musical, o cantor já viajou com suas turnês pela Europa, pelo Japão e pelo Canadá. “Talvez pelo fato de minha música ser híbrida, ela consiga dialogar com várias culturas. Com isso passei a estabelecer parcerias com russos, escandinavos, japoneses, espanhóis, os latinos todos – isso tudo muito antes da gente perceber a profundidade que o ‘São Google’ nos dava. O mundo, a cada ano que passa, se torna cada vez menor”, afirma.

Entre os diversos projetos de Lenine, está a realização de vídeo-aulas. O músico já divulgou 11 vídeos em seu canal no Youtube, ensinando músicas como “A Rede” e “Paciência”. “No meu site tem uma turma cadastrada, então, é natural que de tempos em tempos eu produza alguma coisa só para elas, que não existe fisicamente. É um carinho que eu tenho com essa turma que, no fundo, no fundo, é quem dá verdade ao meu discurso. Tenho vontade de fazer muito mais, o que falta é tempo”, explica.

Fim da turnê em Vitória
Lenine se apresenta no próximo domingo (28), a partir das 21h30, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. O show irá marcar o encerramento da turnê “Chão” 2014 e, também, a reinauguração do Centro Cultural.  Sobre a apresentação, Lenine afirma ter ficado muito feliz com o convite e conta que já está se preparando para a passagem de som. “Eu já poderia estar sem saco de passar o som, mas eu gosto tanto, e é tão fundamental para mim, que isso virou minha religião. Isso aqui é meu contato com o divino, é minha missa. Eu respeito muito todo esse processo - e continuo me divertindo em demasia”, conta.

Os ingressos deverão ser retirados a partir das 15h, na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória.

0 comentários